O Partido Comunista do Brasil – PCdoB Pará realizou uma ampla reunião regional no Araguaia, Sul do Pará, em Rio Maria, no último domingo (01/09), para debater a conjuntura política, a organização partidária e o projeto eleitoral de 2020. Participaram representações partidárias de Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Santana do Araguaia, Redenção, Floresta do Araguaia, Rio Maria e Xinguara.

Na oportunidade o membro da comissão política estadual do PCdoB Pará, Cleber Rezende, que é presidente estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB Pará, abordou o tema: “Um novo ciclo de lutas em defesa da Democracia, do Brasil e dos Direitos do povo” e Edivarde Gomes, também do Comitê Estadual do partido, apresentou o tema: “Projeto Político Eleitoral e a Convocação das Conferências Municipais e Estadual do PCdoB”.

O ex-prefeito de Xinguara, prof Dr Davi Passos, contribuiu no debate da conjuntura política e apresentou o quadro eleitoral em Xinguara, reafirmou a disposição para a disputa municipal do próximo ano. Fato que eleva o compromisso da direção estadual do PCdoB Pará com o projeto em Xinguara. Projeto eleitoral que será tratado em reunião específica com o partido em Xinguara, nesta segunda-feira (02), para tratar a perspectiva eleitoral e os rumos a trilhar na construção de uma ampla aliança para as eleições e construção de um governo democrático e popular para Xinguara.

A professora Maria Reis, coordenadora geral do Sintepp Xinguara, também contribuiu com o debate sobre as eleições municipais e da necessidade da classe trabalhadora, em especial, da área da educação de ter representantes qualificados na Câmara dos Vereadores.

O vereador de Redenção, Valcir Brito – PCdoB, explanou sobre a construção em curso do projeto de uma chapa própria do PCdoB em Redenção, na busca da ampliação da representação dos comunistas na Câmara Municipal dos Vereadores. Brito disse que o PCdoB trabalha para ter em torno de 25 candidatos e candidatas do partido em Redenção.Registrou que o processo da conferência e eleição da nova direção municipal será importante no crescimento e organização do partido.

Para o professor Leonardo Dias, do PCdoB de Santana do Araguaia, o partido deverá ter uma candidatura majoritária, com a possibilidade da professora Rosa Mônica, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública Municipal de Santana do Araguaia – Sintesa, ser a candidata a prefeita local. Dias, ainda apresentou o trabalho referente a montagem da chapa de vereadores para 2020.

Na mesma linha de abordagem, o professor Flávio, do PCdoB em Floresta do Araguaia, disse ter uma chapa proporcional em curso com uma dezena de candidatos e candidatas a vereadores. Que o partido busca a filiação e consolidação de uma liderança para concorrer ao cargo de prefeito e que o nome poderá ser de um médico muito querido pela população local, pelos relevantes trabalhos prestados a comunidade de Floresta do Araguaia.

Edvan Rodrigues, presidente do PCdoB em Cumaru do Norte, reafirmou sua candidatura a prefeito, ressaltando que a participação nas eleições passadas, enquanto candidato a deputado estadual, pelo PCdoB, fortaleceu sua liderança e seu nome no tabuleiro eleitoral local, onde ele foi amplamente votado em Cumaru do Norte, em 2018 para deputado estadual.

Em Conceição do Araguaia, para o presidente do PCdoB, João Ramalho, o desafio é a construção de uma chapa mais ampla e competitiva.

Já no município de Rio Maria, que sediou a reunião regional Araguaia, o vereador prof Irã Araújo – PCdoB, que preside o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará – Sintepp subsede Rio Maria, tratou a disputa municipal, as construções em curso e a necessidade do PCdoB ter uma chapa completa com homens e mulheres, na disputa de vagas a Câmara municipal para ampliar a representação do PCdoB de Rio Maria e ajudar a reeleição do prefeito Paulinho.

Wesley Batista, presidente do PCdoB e secretário municipal de Educação de Rio Maria, falou do projeto eleitoral, da presença do PCdoB na Câmara Municipal com o prof Irã Araújo, do partido na administração pública com o Wanderley Milhomem, secretário municipal de Saúde e, ele (Wesley Batista) secretário de Educação, enquanto espaços de gestão pública e de prestação de relevantes serviços a população.

Wesley Batista, ainda ressaltou que o PCdoB, em Rio Maria, busca fortalecer suas lideranças atuais e que fazem um processo de novas filiações partidárias para ter uma chapa de candidatos a vereadores com lideranças sindicais e das áreas da educação, saúde, cultura, esporte, religiosas e da juventude. Fazendo ali o ato de filiação da agente comunitária de saúde, Clênia Araújo ao PCdoB.

Cleber Rezende, ao fechar os trabalhos da reunião reafirmou a necessidade de preparação e realização de conferências municipais para a renovação das direções partidárias do PCdoB alinhadas à necessidade de um partido de quadros e, ao mesmo tempo, partido de massas enraizado no seio do povo, forte ideologia e politicamente na perspectiva eleitoral de 2020 já projetando para as eleições gerais de 2022.

Encaminhamentos finais de marcar as conferências municipais, realização de um curso regional do PCdoB, realizar um encontro regional institucional com as lideranças políticas do PCdoB, os vereadores com mandatos nas câmaras municipais de Redenção, Bannach, Rio Maria e Sapucaia, bem como com os secretários municipais na região e por fim, a preparação do partido política e legalmente para a batalha eleitoral vindouro.