Escolha uma Página

Uma maré vermelha ocupou a Praça da República ao lado do Teatro Experimental Waldemar Henrique para celebrar o dia Internacional dos Trabalhadores e das trabalhadoras nesse 1º de maio com muita unidade das organizações sindicais que levantaram com força a bandeira pelo Fora Bolsonaro.

Movimentos sociais, Partidos Políticos e o Fórum das Centrais Sindicais no Pará realizaram um grandioso ato-show, em defesa do “emprego, dos direitos sociais, da democracia e da vida”. Houve show de artistas como Arraial do Pavulagem, Félix Robato e Paulinho Mururé.

O evento convocado e organizado pelas centrais sindicais compostas pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, Nova Central – NCST, União Geral dos Trabalhadores – UGT, Força Sindical, Central Única dos Trabalhadores – CUT, Intersindical e Central do Servidor, marcou a unidade dos trabalhadores em defesa do emprego da democracia e dos direitos sociais e pelo Fora Bolsonaro. A celebração do 1º de maio contou também com a presença do prefeito municipal de Belém Edmilson Rodrigues e do senador da república Paulo Rocha.

Os movimentos sociais e sindicais tem muito que lutar nesse dia especial para a classe trabalhadora, pois o povo brasileiro recebeu duros golpes nesses últimos quatro anos principalmente os trabalhadores. A eleição de Jair Bolsonaro à presidência do Brasil representou um imenso retrocesso contra os direitos conquistados. A Reforma Trabalhista e a Reforma da Previdência implementada após o golpe de 2016 fizeram retroagir esses direitos, e Bolsonaro, na sequência, atacou a CLT, fragilizou a Carteira de Trabalho, e fez as relações de trabalho ficarem mais inseguras e até insalubres para os trabalhadores e para as trabalhadoras.

A desvalorização do salário-mínimo, a alta inflação e o disparo dos preços de alimentos básicos, do gás de cozinha e do combustível também atacam a qualidade de vida dos que trabalham diariamente para levar o pão à mesa. Por isso, neste ano de 2022, ir às ruas celebrar o 1° de Maio é resgatar a história e defender um futuro mais justo, com emprego, direitos, soberania, vida e um Brasil da esperança, pelo fora Bolsonaro e pela eleição de Lula Presidente.

Para Cleber Rezende, presidente estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, o tema do 1º de Maio nesse ano foi em defesa do emprego, dos direitos, da democracia e da vida.

“Precisamos encontrar caminhos e perspectivas para a construção de um futuro mais justo e soberano, com emprego, direitos e vida, isso só será possível com a mudança política e administrativa a partir do governo central, com a eleição do Presidente Lula, que compõem o campo democrático, popular e compromissado com a retomada do desenvolvimento nacional, colocando o Estado brasileiro a serviço de seu povo, da classe trabalhadora, da reindustrialização e reconstrução dos direitos perdidos nos últimos anos, chega de retrocessos, autoritarismo e incompetência”. Afirmou o dirigente sindical.

As lutas dos trabalhadores e trabalhadoras, dos sindicatos, que conquistaram o descanso remunerado, décimo terceiro, salário maternidade, previdência, a CLT com direitos para a classe trabalhadora brasileira, direitos que vem sendo desmontados no governo Bosonaro. Concluiu Cleber Rezende.

Presença dos comunistas no 1º de Maio na Praça da República em Belém do Pará

A militância comunista esteve presente em peso nessa celebração do 1º de Maio em Belém, na defesa da classe trabalhadora, da democracia, pela retomada do desenvolvimento econômico do Brasil, pelo Fora Bolsonaro e pela bandeira do socialismo.

Representando o Partido Comunista do Brasil – PCdoB no Pará Rodrigo Moraes no palco central do ato-show falou que o primeiro de maio é uma data muito importante para os trabalhadores e trabalhadoras do mundo. No Brasil ganha mais relevância, pois é dia de resistência para reconstruir um futuro para o nosso país e derrotar Bolsonaro.

“Os comunistas paraenses vêm aqui nesse dia celebrar a luta em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras do Brasil, na defesa dos direitos sociais castrados por esse governo fascista que está destruindo com nossa economia e com o sonho do povo brasileiro em ter um futuro melhor, com emprego, renda e desenvolvimento” Frisou Rodrigo Moraes.

Rodrigo afirma ainda que nesse ano de 2022, não tem outro caminho, que não existe terceira via, o caminho é a eleição de Lula para presidente da república, que nas eleições gerais de outubro no Brasil é o momento de acabar com esse ciclo fascista e antidemocrático que tomou de assalto o planalto brasileiro, é preciso renovar a esperança por um Brasil desenvolvido, com Lula presidente, e por um mundo melhor com direitos e esperança para a juventude, para as mulheres, e para os trabalhadores, um mundo socialista. Também falou que Lula não vai governar sozinho, que é preciso eleger candidatos a deputados federais e estaduais para ajudar Lula a governar, comprometidos com a luta do povo.

Para Ellana Silva, presidente estadual da União da Juventude Socialista – UJS, o 1º de Maio é um momento importante para os trabalhadores e para as trabalhadoras do Brasil, principalmente par a juventude que luta pelo primeiro emprego, por cultura e lazer. É preciso lutar por um futuro melhor para nosso povo e para a juventude.

“Estar aqui hoje nesse ato cultural em comemoração ao 1° de Maio na Praça da República, no dia do trabalhador e da trabalhadora, representa nossa luta contra o desemprego e as reformas que retiraram os direitos dos trabalhadores, do povo e a esperança de nossa juventude” Falou Ellana.

“Esse ano, nós, trabalhadores e trabalhadoras, temos a missão histórica, que é lutar pala derrota de Bolsonaro e do bolsonarismo nas urnas. Tenho fé que a esperança vai vencer com Lula presidente e construir o Brasil da esperança!” Finalizou a representante da UJS.

Já para Jorge Panzera, presidente estadual do PCdoB no Pará afirma que o dia de hoje é importante para uma caminhada que vai derrotar o projeto fascista e apátrida do governo Bolsonaro, que durante esse período que está na presidência da república, destruiu a economia brasileira, atacou direitos sociais, e fragilizou o estado democrático de direito e a democracia.

“Estamos aqui agora na Praça da República no 1º de Maio em Belém. Esse é um momento muito importante para todos nós, à luta dos trabalhadores cada vez mais precisa de força nesses tempos que estamos vivendo, de um governo fascista que tira direitos dos trabalhadores e quer matar o nosso povo, precisa ter uma virada muito forte esse ano, no qual vai ser feita com a luta do povo em especial com a luta dos trabalhadores”. Expressou Panzera.

“Nós precisamos florescer a esperança em nosso Brasil, construir um caminho novo de desenvolvimento de liberdade e de justiça social e de defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, o 1º de Maio é acima de tudo isso a luta dos trabalhadores pelo futuro, virando a página do Brasil tirando esse governo fascista e abrindo uma jornada pelo florescimento da esperança com Lula presidente.” Finalizou o presidente estadual do PCdoB no Pará.

De Belém,

Moisés Alves