Escolha uma Página

O Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Pará aprovou resolução que define as diretrizes do projeto eleitoral para 2022 do partido, na manhã de sábado (04), no Hotel Ipê, em Belém.

 

Em conformidade com o projeto nacional, os dirigentes estaduais definiram lançar nove pré-candidaturas ao parlamento estadual e federal na Federação Brasil da Esperança (FBE), que reúne também o PV e o PT, tendo como centralidade a eleição de deputado estadual, priorizando a candidatura de Jorge Panzera para a Assembleia Legislativa do Estado do Pará.

Ainda para a disputa para deputado estadual estão colocados os nomes de Altair Brandão, vereador de Belém e presidente do Sindicato dos Rodoviários de Belém filiado a CTB, que já foi candidato a deputado estadual em 2019 e mais duas camaradas representantes de Santarém, no oeste paraense, a jovem ambientalista que representante o Coletivo Oeste, Geovana Katrine e a sindicalista e enfermeira Débora Rêgo.

Para a disputa federal, o PCdoB estadual apresenta cinco pré-candidatos e candidatas, entre elas: o da ex-agente distrital de Belém, Ellana Silva, que já foi candidata a vereadora de Belém em chapa coletiva e a deputada estadual, é a atual presidente da União da Juventude Socialista (UJS); apresenta também o nome da jovem Vitória Santos, dirigente do comitê municipal de Belém, dirigente da UJS na capital paraense,  e representante do movimento mulheres na arquibancada e com atuação na área do esporte, fez parte também da chapa coletiva  nas eleições de 2020 pelo PCdoB; ainda nessa disputa apresenta o nome da sindicalista  Antônia Trindade, presidenta do Sindicato dos Enfermeiros do Pará, é líder comunitária atuando na FECAMPA e AMEPA, com atuação na do movimento de mulheres e no movimento de saúde. Ainda o PCdoB apresenta também como pré-candidato na disputa de deputado federal o nome de João de Deus, ex-vereador e prefeito de Abaetetuba, ex-deputado estadual, atualmente tem presença forte no movimento comunitário como diretor da CONAM, fechando o leque de pré-candidaturas federais, a direção estadual apresenta o nome do trabalhador autônomo Pitaca, representante de Mãe do Rio, município do nordeste paraense.

Além do projeto próprio do partido no Pará, buscará fortalecer a campanha para eleger Luiz Inácio Lula da Silva para presidente; a reeleição de  Helder Barbalho para o Governo do Pará e a do deputado Beto Faro para o Senado da República.

A reunião ainda contou com a presença de Adalberto Monteiro, membro da comissão política nacional e do secretariado do Comitê Central, participando da reunião através da plataforma do Google Meet, que além de contribuir com a formulação da Resolução Política Estadual informou sobre o quadro político nacional.

A resolução da direção estadual é reocupar o espaço na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e criar condições para eleger também deputados federais.  Os dirigentes consideram, ainda, que apesar das condições sanitárias e da crise atual no Brasil do governo Bolsonaro, o cenário há quatro meses das eleições “é de forte sentimento de retomada em âmbito nacional das forças progressistas e de esquerda com a atual liderança do ex-presidente Lula nas pesquisas eleitorais do país”.

É necessário aproveitar esse sentimento de mudanças para derrotar o projeto neofascista de Bolsonaro e eleger uma bancada de deputados federais e estaduais e os comunistas no Pará tem tradição em contribuir com o projeto geral do Partido.

Na história do parlamento estadual e federal, o PCdoB no Pará vem garantindo presenças significativas e atuantes em defesa dos direitos das minorias, com mandatos de luta em defesa dos trabalhadores e do povo, a exemplo de Socorro Gomes eleita deputada federal pelo PCdoB em 1990 como a mais votada, eleita para os mandatos no período de (1990-1994), (1994-1998), na primeira suplência nas eleições de 1998 e 2022, assumindo em 2001 e 2005, em 2006, ficou também na primeira suplência, porém não assumiu.

Já para a Assembleia Legislativa os comunistas tiveram presença com Henrique Santiago entre o período de (1947-1951), Paulo Fonteles (1983-1986), Neuton Miranda (1993-1994), Sandra Batista (1999-2006) e Lélio Costa (2015-2018).

Os camaradas paraenses entendem que a viabilidade do momento é eleger um candidato a deputado estadual, sendo necessário centralizar o projeto e priorizar a candidatura de Jorge Panzera, criando assim “condições de eleição”, o que não significa exclusividade já que o investimento será em todos os pré-candidatos.

“No entanto, também está colocado o desafio do PCdoB de superar a cláusula de barreira dentro da federação partidária. Por isso é necessário que o partido atue para alcançar a maior votação possível, na medida em que este é o fator de definição da atuação política na federação, bem como seguirá determinando a distribuição de recursos do Fundo Partidário, Fundo Eleitoral de Financiamento de Campanha e de inserções de propaganda partidária e eleitoral”, avaliou o vice-presidente estadual do PCdoB, Cléber Rezende e presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil no Pará (CTB/PA).

Moisés Alves

Da Redação Local